Conteúdos

Perícia

Inteligência Artificial na Perícia Contábil: inovação e cautela

Facebook LinkedIn WhatsApp

Acessibilidade

Em um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia, a Perícia Contábil enfrenta um novo momento que traz desafios. A incorporação da inteligência artificial (IA) promete transformar a maneira como analisamos dados financeiros e contábeis. Isso traz um conjunto de desafios e considerações que não devem ser deixados de lado.


Tradicionalmente, a perícia contábil realiza análises detalhadas e precisas de dados financeiros e contábeis. Este trabalho visa auxiliar e suportar disputas legais, investigar possíveis fraudes e trazer clareza para questões em discussão. E dá para imaginar que, com a inteligência artificial, a capacidade de processar um grande volume de dados e informações poderá ser mais rápida e trazer mais precisão.


Mas é preciso cautela, pois as coisas não acontecem sozinhas, é necessário saber (e aprender) a como fazer isso, pois a IA não fará nada sozinha se não receber o comando correto e adequado.


3 possíveis vantagens da IA na perícia contábil:


3 pontos de atenção e cuidados na perícia contábil

Apesar de aparentemente trazer vantagens, o uso da IA na Perícia Contábil não está livre de desafios e de possíveis erros. Veja 3 pontos de atenção:


Implementação prática da IA na perícia contábil

A prática leva a resultados cada vez melhores, por isso, introduza o uso da inteligência artificial no seu dia a dia, em tarefas que não necessariamente estejam associadas as questões profissionais. Para isso, considere:


  1. Escolher a ferramenta adequada: Por mais que se fale muito em ChatGPT, há diversas outras ferramentas disponíveis, e algumas podem oferecer resultados mais interessantes. Assim, é preciso conhecer e ficar atento as ferramentas que surgem todos os dias;
  2. Treinar e aprender continuamente: é possível aprender sozinho, mas é provável que os melhores resultados virão à medida que se possa aprender “atalhos” por meio de treinamentos com os Experts;
  3. Parcerias: assim como em qualquer negócio, elas podem fazer muita diferença, é preciso explorar novas parcerias em inteligência artificial;
  4. Validação: é preciso realizar testes ao invés de apenas confiar completamente na inteligência artificial. Se não conseguir realizar testes, melhor desconsiderar o resultado que foi apresentado.


Essas são algumas dicas que podem te auxiliar a evoluir no tema e se preparar para um uso mais profissional. Por fim, as possibilidades de uso de ferramentas de inteligência artificial na Perícia Contábil representam novas oportunidades. Tanto em relação a eficiência, precisão e a capacidade de previsibilidade.  No entanto, é fundamental ter uma abordagem crítica dentro deste novo cenário, estar consciente dos desafios éticos e técnicos, e jamais deixar de lado formações e atualizações do ponto de vista técnico profissional.


Luis Fernando P. Freitas

Diretor de Finanças, Marketing e Inovação


fonte: https://ribas-secco.com/inteligencia-artificial-na-pericia-contabil-inovacao-e-cautela/

Veja também

Perícia

Perícia Grafotécnica a distância

Perícia

Novas Normas para Peritos e Perícia Contábil em 2025

whatsapp whatsapp