A importância da Perícia de Engenharia Elétrica

A importância da Perícia de Engenharia Elétrica

Quem atua no setor de perícias possui grandes responsabilidades no meio judicial. Afinal, entra em questão a avaliação e o julgamento de algo ou alguém em processo. Em específico , a perícia de engenharia elétrica é um importante instrumento de investigação que terá como resultado o laudo pericial de engenharia elétrica ou o parecer técnico de engenharia elétrica.

 

Para que um laudo pericial ou parecer técnico seja elaborado, são realizadas algumas atividades e diligências pelo perito engenheiro eletricista, entre elas está:

 

> Avaliação e Perícias em sistemas de energia elétrica, eletrônica e telefonia;
> Avaliação financeiras de condomínios industriais, máquinas e equipamentos;
> Avaliação e Perícias de consumos, fraudes, incêndios, acidentes, etc.
> Avaliação de conformidade em redes e instalações elétricas, eletrônicas, máquinas em diversos ambientes;
> Avaliações e pareceres de disputas de patentes em equipamentos eletroeletrônicos e industriais;
> Avaliação de danos em equipamentos causados por interrupção no fornecimento de energia ou da sua qualidade e custo;
> Avaliação e Perícias em níveis de iluminação, ruídos ambientais e vibração;
> Avaliações e Perícias de computadores e demais equipamentos de informática;
> Avaliações e Perícias de processos correlatos à segurança do trabalho.

As verificações que o perito engenheiro elétrico efetua ocorrem em diversos tipos de edificações comerciais, industriais, condomínios, hospitalares e de empresas em geral, podendo ser em baixa ou alta tensão.

Os principais motivos geradores de perícia em engenharia elétrica são o desligamento da energia elétrica, interrupção no fornecimento de energia, divergência no valor da conta de energia, regularidade do relógio de luz ou medidor de energia, danos a equipamentos elétricos causados pela concessionária devido intermitência na rede, impedimento de leitura do relógio de luz, entre outros pontos controversos envolvendo a concessionária de energia e os usuários de energia elétrica.

Além das questões envolvendo a concessionária de energia elétrica, há outras causas que podem gerar um processo judicial ou a necessidade de um laudo pericial de instalação elétrica, como falha nos equipamentos elétricos como transformadores, disjuntores, quadros elétricos, painéis elétricos, e outros componentes elétricos, um outro tema que pode exigir a perícia técnica de um perito em engenharia elétrica é a iluminação dos ambientes.

É necessária uma avaliação do projeto de iluminação e da instalação do sistema de iluminação nos ambientes, para averiguar se o estudo luminotécnico foi feito adequadamente, que deve garantir o correto nível de iluminamento no local de acordo com a atividade que é realizada no ambiente.

Quer saber mais sobre a importância e o que faz um peritos de engenharia elétrica? Acompanhe nossas páginas e fique de dentro de tudo!

Notícias Calc



+

A importância da Perícia de Engenharia Elétrica

Quem atua no setor de perícias possui grandes responsabilidades no meio judicial. Afinal, entra em questão a avaliação e o julgamento de algo…

+

Perito Degravação

A prova pericial de degravação de áudio consiste no exame de uma conversa captada através dos mais diversos meios eletrônicos de gravação de…

+

Perícia Contábil

A perícia contábil vem atraindo cada vez mais a atenção dos profissionais de contabilidade. Este tipo de perito é contratado pelas partes de…

+

Administrador Judicial na recuperação e falência

Em uma recuperação judicial, as partes integrantes mais amplamente divulgadas pela mídia são o devedor e seus respectivos credores. Em um processo, o…

Desenvolvido por Dev2 Comunicação Integrada